terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Toma Consciência,ó jovem da tua dignidade!


E o que seria ter essa consciência?!

Há muitos aspectos onde o jovem pode recuperar sua dignidade,mas a comentada aqui será a CASTIDADE!

A castidade pode assustar muita gente,mas não é um bicho de sete cabeças, há vários tipos de castidade, mas a aqui mencionada, será relacionada ao sexo.


De acordo com a Igreja Católica: "A castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus, uma graça, um fruto da obra espiritual. Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo."


Pra ter uma vida casta, é preciso o domínio de si! É preciso renunciar muitas coisas, ou o homem comanda suas paixões e obtém a paz, ou se deixa subjugar por elas e se torna infeliz.


Santo Agostinho disse que: “A dignidade do homem exige que ele possa agir de acordo com uma opção consciente e livre, isto é, movido e levado por convicção pessoal e não por força de um impulso interno cego ou debaixo de mera coação externa. O homem consegue esta dignidade quando, libertado de todo cativeiro das paixões, caminha para o seu fim pela escolha livre do bem e procura eficazmente os meios aptos com diligente aplicação.” (Confissões, 10,29,40).


Para se viver segundo a castidade é preciso resistir às tentações através dos meios que a Igreja nos ensina: fugir das tentações, obedecer os mandamentos, viver uma vida sacramental, especialmente freqüentando sempre a Confissão e a Comunhão, e viver uma vida de oração. Muito nos ajuda nisto a reza do santo Rosário de Nossa Senhora e a devoção e auxílio dos santos.


Santo Agostinho disse que: “A castidade nos recompõe, reconduzindo-nos a esta unidade que tínhamos perdido quando nos dispersamos na multiplicidade.” (Confissões, 10,29,40) A virtude da castidade é comandada pela virtude cardeal da temperança, que faz depender da razão as paixões e os apetites da sensibilidade humana. (cf. Cat. §2341). O homem que vive entregue às paixões da carne, na verdade vive de “cabeça para baixo”; sua escala de valores é invertida; torna-se fraco. Não é mais um homem; mas um caricatura de homem.


Infelizmente, a mídia hoje fala que o importante é viver o momento e depois pensar nas consequencias, por isso eles colaboram com métodos mais fáceis para n causar nenhum dano, distribuindo camisinhas, ensina os jovens a darem vazão e satisfação a todos os baixos instintos; essa “educação” é uma forma de animalizar o ser humano, pois coloca os seus instintos acima de sua razão e de sua espiritualidade.


É necessário ter esse auto domínio, não deixar que os instintos animalizados do homem, sejam mais fortes que o desejo imenso de ser feliz! Tudo isso é prazer momentâneo. O que seria mais fácil pra vc, se controlar, ou se deixar levar?! Com certeza o se deixar levar, até porque é mais fácil, não exige preocupação. Só que Deus não quer métodos fáceis e errados, Deus quer métodos que resolvam e te deixem fortes! É normal todos caírem e pecarem contra a castidade, só não é normal persistir nesse erro, sabendo que é errado!


São algumas dessas coisas que tiram a dignidade do jovem, do ser humano, você esquece quem vc é e segue seus instintos,vc perde muitas vezes a razão e os princípios, vc não se torna mais homem e sim uma fera, você se torna uma pessoa mascarada e enganada pelo pecado! E quando perceber isso, saiba que tem volta, que Deus está disposto a te perdoar!
É difícil, mas é o caminho certo a ser tomado para ser feliz!

Nenhum comentário: